Terminaram ontem as convenções para a escolha dos candidatos que vão disputar a eleição municipal suplementar para escolher o substituto do prefeito cassado Fernando Zafonato (DEM). Três chapas foram aprovadas e devem ser registradas para começarem a campanha na próxima semana, já que a votação está marcada para 1º de agosto. O Democratas formalizou a candidatura de Bruno Mena, o PSB confirmou o delegado Geraldo Gezoni e o MDB chega com Marinilde Dall’Acqua.
Bruno Mena é comunicador, foi vereador em Matupá e vice-prefeito eleito em 2020. Ficou no cargo até a cassação de Zafonato e, agora, se apresenta como a continuidade da gestão anterior. Ele tem como candidato a vice o agricultor Celso Sorgatto, do PSDB.
Marinilde é professora e já ocupou a posição de vice-prefeita entre 2017 e 2020. Ela é ligada ao grupo político do ex-prefeito Valtinho Miotto (MDB) e tem como vice o também professor Celso Costin (Podemos). A aparição de Marinilde veio como surpresa, já que o esperado era que José Aparecido Mano (PL) repetisse a candidatura de 2020.
O delegado Geraldo Gezoni Filho é titular da Delegacia Regional de Polícia Civil em Guarantã do Norte e disputa um cargo eletivo pela primeira vez. Doutor Geraldo se apresenta como terceira via na política matupaense com a proposta de pacificar a polarização entre os grupos políticos ligados a Zafonato e Miotto. Ele tem como vice o vice-presidente do Sindicato Rural, Fernando Bertolin (PP).
Os partidos têm até a quarta-feira (23) para efetuarem os registros das candidaturas e começarem a fazer a campanha eleitoral.