O primeiro encontro entre os vereadores de Nova Mutum com proprietários de chácaras foi, ontem à noite, para iniciar o modelo de ações que devem ser aplicadas para ajudar proteger os rios e o meio ambiente garantindo a qualidade de vida no presente e no futuro. Uma das grandes preocupações dos chacareiros é com a escassez de peixes e querem medidas para combater a pesca predatória, conscientização da população em relação à preservação do rio e sua margem, além de coibir a exploração do rio por dragas ilegais. Eles defendem a soltura de alevinos e pesca esportiva.
O presidente câmara, Altair Albuquerque, destacou que a reunião marcou o início de importantes discussões “para a preservação de nossos rios e é fundamental estarmos aqui somando força com a população chacareira e toda comunidade em geral, com objetivo de gerar oportunidades para a elaboração de projetos na busca por soluções práticas e eficazes”.
Uma proposta solicitando a criação de programa de soltura de alevinos em rios de Nova Mutum, de autoria do vereador Cristiano Bico e coautoria de Maciel Sousa, Altair Albuquerque, Osmar Isoton e Romeu Belém, aprovada pela câmara, está em análise no Executivo. Eles apontam a escassez de peixes em consequência da exploração predatória e a preocupação com a fauna e flora no entorno dos rios, defendendo que a soltura de alevinos traz vantagens à pesca profissional e que a ação de repovoamento dos rios incentivará a conscientização da população quanto a preservação ambiental, além de contribuir para o turismo, renda, alimentação e lazer da população.
Além de vereadores participaram do encontro com chacareiros uma representante da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente.