O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, ontem, a estimativa de comercialização do milho e, para a safra 2020/21, o avanço é de 3,54 pontos percentuais em relação ao último mês, totalizando 77,34% da produção já negociada, a um preço médio de R$ 70,26/saca.
“O que pautou, em grande parte, o ajuste no volume comercializado foi a redução na produção esperada para a safra e não de fato novas vendas do cereal, uma vez que os produtores seguem retraídos e aguardam o progresso da colheita para tomada de novas decisões. Para a safra 21/22, a relação de troca favorável impulsionou o fechamento de negócios no último mês. Assim, a safra futura registrou um aumento de 7,38 pontos percentuais em relação ao relatório anterior e totalizou 23,33% da produção esperada já comercializada”, apontam os analistas do instituto.
“Mesmo com o avanço, o volume segue 11,77 pontos menor que o da safra 20/21 no mesmo período. Com relação aos preços, foi registrada alta de 2,26%, assim o preço médio comercializado ficou cotado a R$ 57,63/saca”, conclui o IMEA.