A Copa América que começa neste domingo, também na Arena Pantanal deverá ser positiva para setor hoteleiro com reaquecimento da economia em Cuiabá. Para o presidente do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado, Luiz Carlos Nigro, esta é uma oportunidade de reaquecer o setor, tão prejudicado em tempos de pandemia, e movimentar a economia de toda uma cadeia produtiva. “Faz tempo que não tínhamos um movimento tão bom no setor de hotelaria. Agradecemos ao governador Mauro Mendes trazerem a Copa América para Cuiabá. E não é só a hotelaria que ganha, empresas de aluguel de vans ganham, de turismo, taxistas, recepcionistas de eventos, vários profissionais contratados, organizadores. Vai movimentar toda uma cadeia que faz girar a economia. E claro, seguindo à risca todos os protocolos de biosegurança exigidos”.
O setor de eventos também deverá ter resultado positivo. A presidente do Sindicato das Empresas de Eventos de Mato Grosso, Alcimar Moretti afirmou que “são sete países da América do Sul assistindo jogos realizados no Estado, que é um destino turístico em potencial. Então, é importante que esse destino seja divulgado. Com certeza vai repercutir positivamente em 2022. Acredito que seja muito positiva a vinda da Copa América para o estado”.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso Alberto Machado ressaltou q que tudo será realizado com um protocolo rígido de biosegurança. Delegações chegarão testadas e continuarão sendo testadas durante todo o evento esportivo. Todos os profissionais que participarão da Copa América serão testados antes de entrarem no estádio. Nos hotéis ficarão em alas separadas dos demais hospedes e farão refeições separadas também”.
“O setor hoteleiro, um dos mais prejudicados com as restrições impostas pela pandemia, será contemplado durante a competição. Serão, no máximo, 65 pessoas por delegação. Este número foi limitado pela Conmebol por conta do controle sanitário”, pontuou o secretário.
Pela primeira rodada da Copa América, fase de grupos, Colômbia e Equador se enfrentam neste domingo, às 20h, na Arena Pantanal. As equipes desembarcam hoje à noite, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, sob um forte esquema de segurança. Todas as partidas (serão cinco jogos na Arena Pantanal) ocorrerão sem público, por conta dos protocolos de biosegurança para conter a disseminação do coronavírus.
Todos os profissionais que trabalharão na Arena Pantanal, seja na organização da Copa América ou na cobertura do evento terão que passar por testes de Covid a cada 48 horas, tendo jogo ou não, até o fim dos jogos em Cuiabá.
Da saída das aeronaves até os dois hotéis em Cuiabá que vão hospedar as delegações, não haverá contato com público. Eles já vêm todos testados de seus países de origem e realizam novo teste antes dos jogos. Neste sábado, as seleções da Colômbia e Equador devem fazer treino de uma hora em Várzea Grande e em Cuiabá, fechados para imprensa. Dentro dos locais, apenas os jogadores, equipe técnica, segurança privada e representantes da Conmebol.
Já do lado de fora dos locais de treino, a Guarda Municipal fechará algumas vias de acesso em Várzea Grande e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana deve fazer o mesmo em Cuiabá. A PRF e a Polícia Militar estarão do lado externo. Nenhum tipo de aglomeração de pessoas será permitido.
Todos os policiais envolvidos no esquema de segurança estão vacinados contra a Covid ou tiveram que passar por testes para ver se estão ou não com vírus ativo. Todas as pessoas que acessarem o estádio também terão que ter se submetido a testes do tipo PCR, sejam jornalistas, quanto às delegações e os policiais.