O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que se declara contrário à realização da Copa América na capital de Mato Grosso e que sequer foi consultado sobre a competição, tenta capitalizar em cima do evento e busca vacinas para vacinar toda a população adulta da cidade. Ontem, no final da tarde, ele se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Brasília e protocolou um ofício pedindo o envio de 670 mil doses do imunizante como forma de compensar a população que será exposta ao risco.
“Viemos formalizar o pedido ao presidente para compensar à população. Entregamos um ofício e relatório da coordenação do programa Vacina Cuiabá quantificando nossa necessidade. De minha parte, quanto mais vacinas recebermos, melhor. O presidente mostrou-se muito interessado. Nós conversamos muito sobre Cuiabá e ele entendeu nosso pleito”, garantiu Emanuel Pinheiro.
Segundo o prefeito, Bolsonaro afirmou que reunirá o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e o ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, para responder ao pedido. Pinheiro espera uma resposta do Governo Federal até a próxima sexta-feira (11). “E preciso que os gestores unam forças e canalizem toda sua energia para imunizar a população, única forma de derrotar de uma vez por todas a covid-19”, acrescentou o prefeito.
Até ontem, os dados da plataforma Localiza SUS apontavam que Cuiabá já tinha vacinado 24,8% de sua população geral e 33,7% da população acima de 18 anos com a primeira dose. Já com a segunda dose, 9,9% da população em geral está com o esquema vacinal completo e 13,4% da população acima de 18 anos já recebeu as duas doses. Já foram aplicadas mais de 210 mil doses do imunizante.