O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) sancionou a lei, aprovada pelo legislativo, que autoriza a assinatura de um termo de convênio com o governo do Estado para a implantação da escola militar Tiradentes em Sinop. A unidade, na FASTECH (Faculdade de Tecnologia de Sinop) terá capacidade inicial para 800 estudantes e atenderá alunos do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
O projeto sancionado por Dorner dá detalhes da parceria que será formalizada com o Estado. O convênio terá duração de 48 meses, inicialmente, mas poderá ser prorrogado por igual período. O município está autorizado a custear as despesas de locação de imóveis, enquanto que o Estado terá que manter o funcionamento da escola, contratar professores e custear outras despesas necessárias. O governador Mauro Mendes conheceu, mês passado, as instalações da faculdade, nas proximidades do Jardim Curitiba, e autorizou a parceria com a prefeitura para implantar a escola militar.
A previsão é que a Escola Tiradentes comece a funcionar a partir do segundo semestre. A gestão da escola será da Polícia Militar, mas todo o corpo docente será vinculado à Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
A Escola Militar Tiradentes de Sinop será a 13ª de Mato Grosso. Atualmente são 12 escolas militares, em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças, Rondonópolis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Juara, Alta Floresta e Confresa. O número de estudantes nessas unidades passou de 3 mil, em 2020, para quase 9 mil, em 2021.
Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, as unidades militares têm registrado bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em maio, o gestor divulgou que a média estadual no Ideb, para os Anos Finais do Ensino Fundamental foi de 4,5, enquanto que a menor nota nas escolas militares foi de 6,4. Na avaliação do Ensino Médio, a média estadual no Ideb foi de 3,4, e nas escolas militares foi de 4,9 a 6,2.