O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves confirmou, ao Só Notícias, que o executivo planeja a implantação de um parque tecnológico em Sinop, voltado para auxiliar empresas, startups, agrotechs e outras frentes econômicas. Na última semana, inclusive, uma comitiva da prefeitura tratou sobre o projeto com o governo do Estado. A ação é considerada pelo responsável pela pasta como o primeiro passo.
Inicialmente, o planejamento é que haja, por exemplo, uma incubadora de empresas (projeto que tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas) nas instalações do parque. Outra finalidade, é que o local possa proporcionar desenvolvimento, tecnologia e sustentabilidade.
“Fomos buscar junto ao Estado toda a parte de conhecimento técnico, de troca de experiências. Esse parque acaba sendo um centro tecnológico de inovação, com incubadora de empresas, que tem uma espécie de cooperação empreendedora e que dá um suporte técnico continuado para essas empresas emergentes, com parceria com faculdades, iniciativa privada e outros. O principal objetivo é acolher e impulsionar o crescimento”, detalhou.
Outro ponto buscado com o parque, é oportunizar a expansão de startups e outros novos empreendimentos. “Queremos que tenham um espaço, para poderem estar assistidos e acompanhados por outras empresas, universidades, institutos, laboratórios de pesquisa. Dessa maneira podem desenvolver novos produtos, serviços, visando a melhor qualidade de vida da população”, pontuou.
Já nas próximas semanas, Gonçalves começará um intercambio em outros parques no Estado, para conhecer e acumular experiências . “Vamos iniciar essa parte de viabilidade, conhecendo os demais que já estão em andamento”. “Vamos trabalhar em cima também de leis de incentivo fiscais que já existem em nosso município, para micro e pequenos empresários, e começar fazer a parte burocrática, porque o prefeito quer que isso aconteça e nós queremos também”.
Em seguida, as equipes da prefeitura começam a analisar o melhor local para futura implantação. “Nós temos inúmeras áreas dentro do município, então estamos fazendo uma análise, do que o município pode cooperar nesse sentido, como pode avançar. A gente já está fazendo avaliação da melhor área, tem todo um estudo técnico que abrange isso. O direcionamento desse bairro é muito importante. Além disso, também existe uma possibilidade de ter um parque privado, por isso é necessário o estudo”, destacou.
Klayton ainda considerou que com a criação, Sinop terá importante ganho na economia. “Quando você tem um local, com incentivo fiscal, específico para isso, as grandes empresas também vão poder olhar e ajudar essas pequenas startups que irão nascer e precisam ter ser portfólio apresentado”. “Queremos proporcionar dentro desse parque incentivos para que tecnologias sejam desenvolvidas e possam ser usadas tanto na agricultura, saúde, educação. O desejo é que haja um local científico para isso”, completou.