A reitoria se reuniu, hoje, com representantes da Associação dos Docentes (Adunemat) para tratar da organização de retorno das aulas presenciais, quando a situação sanitária permitir e entidade indicar um membro para compor o comitê de monitoramento do novo coronavírus, criado para acompanhar, monitorar e orientar sobre procedimentos a serem tomados referentes às ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária.
“O momento exige esforço de todos a fim de garantirmos a instituição e seu valor social para todos os cidadãos mato-grossenses. A gestão da universidade reafirma a defesa intransigente da vida e da ciência e, portanto, consideramos estas premissas como norteadoras do fazer universitário, em qualquer situação, tanto em condições sanitárias normais como, especialmente, nesta na qual estamos vivendo”, afirmou o reitor, Rodrigo Bruno Zanin.
A oferta do ensino remoto emergencial, aprovada pelo Conepe pelas resoluções 28 e 29, definidas ano passado, teve como objetivo central possibilitar o estudo de componentes curriculares pelos acadêmicos da Unemat, somente enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus. “Se for realizada uma leitura detalhada e atenta ao documento das resoluções, poderá ser observado que ela regula somente neste período. Nenhuma das resoluções que orientam o trabalho da nossa universidade, tanto para a graduação como para a pós-graduação, em tempos de presencialidade, foi revogada”, destacou.
As aulas prosseguem, de forma remota, por tempo indeterminado, nos campus da Unemat.
O reitor e representantes dos docentes também trataram do concurso público. “É uma luta constante de todos nós, é um diálogo e demanda constante com o governo”, afirmou o reitor. Outra forma de marcar esta ação política tem sido o encaminhamento anual de processo junto ao foverno do Estado de solicitação de concurso público para preencher vagas tanto de docentes quanto de profissionais técnicos do ensino superior (PTES). Ano passado, o processo de solicitação de concurso foi protocolado e encontra-se em análise na coordenadoria de provimento da secretaria estadual de Planejamento.