Sorriso teve aumento de 43,3% no número de pessoas positivas nos últimos sete dias, entre 27 e ontem, para Coronavírus, segundo boletim epidemiológico da secretaria municipal de Saúde. Já em relação aos dias 6 a 13 de maio, são 281 pessoas a mais positivas. No período, 126 sorrisenses haviam testado positivo. “Em relação ao início de maio é um aumento de 223%”, alerta o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.
Ele afirmou ainda que esse é o maior índice registrado nas últimas sete semanas. “Diariamente observamos um relaxamento por parte da população e o resultado automático é o aumento de casos”, diz. O secretário destaca que “quando noticiamos a queda na curva de contágio, sempre deixamos claro que o vírus não foi embora, a Covid não acabou. Infelizmente a doença continua entre nós e ocasionando perdas irreparáveis”, frisa.
O secretário faz um apelo para a população manter os cuidados básicos e não farmacológicos como o uso de máscara, higiene constante das mãos e distanciamento social. “Toda vez que divulgamos um dado, nossa preocupação está em manter a população alerta e consciente de que a baixa ou aumento no número de casos ativos é uma consequência direta do nosso comportamento”, pontua.
“Desde o início estamos pedindo para quem testou positivo e está bem que fique em casa. Também lembramos que familiares que convivem com pessoas positivas também devem observar a quarentena para evitar que transportem o vírus para outros locais”, alerta.