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Ministro cita ferrovia Sinop-Miritituba em Fórum de Investimentos e diz que ‘o que está por vir é do tamanho do Brasil’

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Só Notícias/David Murba (foto: reprodução)

Com R$ 260 bilhões em investimentos no setor de transportes até 2022, o futuro da infraestrutura brasileira é diretamente proporcional ao tamanho do Brasil, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante palestra no segundo dia do Fórum de Investimentos Brasil (BIF). Ele voltou a defender a grande importância de ser construída a ferrovia Ferrgerão, com mais de 933 quilômetros de extensão, que irá ligar Sinop ao porto de Miritituba (PA). O edital deve sair no segundo semestre e o governo Bolsonaro planeja leiloar a concessão até o final do ano.

“O que está por vir é da magnitude do Brasil”, disse Tarcísio. Além dos R$ 260 bilhões até 2022, já estão garantidos R$ 60 bilhões desde 2019 com o leilão de 70 empreendimentos. “Isso vai promover a maior transformação logística da nossa história”, completou. A ferrovia fará escoamento de milhares de toneladas da produção de milho, soja e farelo de soja de Mato Grosso, prevendo ainda o transporte de óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados do petróleo

A ferrovia, segundo o governo, “aliviará as condições de tráfego nessa rodovia, com o objetivo de diminuir o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção. Ao aliviar o tráfego de caminhões na BR-163, o transporte ferroviário de carga apresenta alto potencial de redução nas emissões de carbono pela queima de combustível fóssil. Este potencial de redução possibilita que o empreendimento atenda premissas orientadas pelo Climate Bonds Initiative – CBI para permitir futuras emissões de títulos verdes via instrumentos de crédito”.

Hoje, mais de 70% da safra mato-grossense é escoada pelos portos de Santos/SP e de Paranaguá/PR, a mais de dois mil quilômetros da origem.

Além de destacar a Ferrogrão, o ministro, lembrou os principais ativos que ainda serão leiloados com a Dutra (BR-116/101/SP/RJ), a BR-381/262/MG/ES, arrendamentos portuários no Porto de Santos, a desestatização da Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo/ES), e a última rodada de concessões aeroportuárias com 16 aeroportos que serão divididos em três blocos. 

A Hidrovias do Brasil e a VLI, duas das maiores empresas do setor logístico, firmaram uma parceria com o objetivo de fazer uma “avaliação técnica conjunta” do projeto da EF-170 

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