Colaboradores de prefeituras e entidades ligadas à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado e Associação Comercia de Cuiabá participaram do treinamento realizado, ontem, promovido pela Agência de Fomento de Mato Grosso. A parceria foi feita através de termo de cooperação entre prefeituras, entidades e a Desenvolve Mato Grosso.
O treinamento faz parte da estratégia de expansão da rede de agentes de crédito e correspondentes para levar as linhas de crédito aos empresários com atendimento presencial em Mato Grosso.
No ano passado, os municípios do interior atingiram um índice alto de recursos repassados aos empreendedores. Mais de R$ 6 milhões em crédito foram concedidos, com destaque para Sinop, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Nova Mutum, Juara, Rondonópolis, Barra do Garças, , , Querência, Tangará da Serra, Cáceres, Poconé, São José do Quatro Marcos entre outros.
Durante a capacitação, o presidente da Agência de Fomento de Mato Grosso, Jair Marques, destacou a importância do trabalho do agente de crédito no seu município. “O trabalho do agente é fundamental fazer a conexão entre a agência e o empresário, possibilitando fomentar a economia local gerando emprego e renda na região’’, comenta.
Os agentes de crédito e correspondentes capacitados são parceiros da Desenvolve MT que irão atuar nas respectivas entidades, na oferta de crédito e apoio aos associados e empresas que atuam nos segmentos representados da indústria, do comércio, setor de serviços.
O treinamento ministrado pela agente de fomento, Mary Milena Taki, com duração de duas horas por meio de uma plataforma de ensino on-line. Durante a aula, os participantes conheceram as linhas de crédito bem como o todo o processo de preenchimento de cadastro e documentos. Conheceram também o sistema da plataforma online, local onde é solicitado o crédito e inserido os documentos do empreendedor para análise.
A plataforma online é um produto que foi desenvolvido para trazer agilidade no processo de contratação do crédito, permitindo que todos os municípios de Mato Grosso possam ter acesso sem precisa se deslocar. Cada correspondente é treinando para dar suporte em todo o processo de solicitação de crédito facilitando assim o encaminhamento das propostas de crédito para a Desenvolve.
Como é o caso da agente de crédito em Marcelândia, Viviane Perin Cavalcante, ela já está fazendo atendimento aos empreendedores da sua região. “Já atendi mais de 15 empreendedores, a grande maioria é microempreendedor individual, que procura o crédito para capital de giro, alguns empreendedores já estão na fase final do processo, comenta. Esse é o terceiro treinamento realizado desde o ano passado, ao todo já foram capacitados 54 correspondentes entre federações, associações e prefeituras.