O município de Nova Mutum mantém o ritmo de crescimento nas exportações em 2021 e terminou o primeiro quadrimestre com alta de 6,7% em relação ao período passado, segundo planilhas do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Neste ano, os produtores locais já venderam U$ 323 milhões contra U$ 302 milhões nos quatro primeiros meses do ano passado. O resultado atual é o melhor da última década.
Os números colocam Nova Mutum como o 8º que mais exporta em Mato Grosso, respondendo por 4,5% de tudo que o estado envia para o mercado externo. No Brasil, o município é o 52º colocado.
Por outro lado, as importações apresentam queda de 27,5% e estão na casa dos U$ 24,5 milhões, o que ajuda a aumentar o superávit da balança comercial, deixando-o com saldo positivo de U$ 298 milhões.
Ao todo, os produtores de Nova Mutum fizeram comércio com 28 países, a maioria da Ásia. O maior parceiro é a China, com 37% das compras, seguido de Tailândia com 19%, Vietnã com 16%, Indonésia com 5,4% e Japão com 2,9%.
A soja e seus derivados respondem por 80% das vendas. A oleaginosa in natura tem 49% do mercado, os resíduos sólidos da extração de óleo têm 29% e o óleo outros 2%. O algodão tem 17% da fatia e o milho apenas 1,7%. O restante é de carne e derivados.