A prefeitura continua distribuindo os kits de alimentação para os alunos da rede pública municipal e suas famílias com a meta de atingir a 100 mil cestas básicas a serem entregues em parceria com o governo do Estado e iniciativa privada. Hoje a entrega foi para as famílias dos estudantes da escola Emanuel Benedito de Arruda, no bairro Santa Maria e contou com a participação do prefeito Kalil Baracat e da primeira-dama do município, a promotora Kika Dorilêo Baracat.
O secretário de Educação, Silvio Fidelis, informou que aproximadamente 15 mil kits de alimentação, entregues nas unidades escolares, serão distribuídas para famílias dos alunos cadastrados no Programa Bolsa Família do governo federal, num esforço da gestão para minimizar as dificuldades que a população tem enfrentado por causa das restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus. Os alunos participantes do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) estão voltando às atividades híbridas, observando todas as medidas recomendadas de biossegurança e distanciamento.
O prefeito Kalil Baracat se emocionou ao lembrar quando foi convidado para representar sua avó Sarita e seu pai Nico, na solenidade de inauguração da escola. Baracat destacou mais ações na área de Educação, citou as melhorias que a Prefeitura vem fazendo, como a pavimentação das ruas do bairro Santa Maria e os desafios para resolver as questões que envolvem o abastecimento de água em Várzea Grande. “Temos muito trabalho pela frente, mas com a ajuda de todos, com a parceria do governo estadual e dos nossos representantes no Congresso Federal, não temos dúvidas que vamos seguir trabalhando e continuar avançando nas obras que o município tanto necessita”, declarou.
“Agora o mais importante, é ver que essa escola é considerada pelo Ministério da Educação, uma daquelas que atingiu os melhores resultados nas notas do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ou seja, os alunos daqui quando avaliados com provas, tem suas avaliações sempre crescentes, o que nos permite dizer que as crianças de hoje serão profissionais do amanhã com chances de concorrer no disputado mercado profissional, pois estão tendo uma formação acadêmica de melhor nível e é isto que queremos”, acrescentou.
Kalil lembrou ainda que a Educação Municipal está preparada para retomar suas atividades que mesmo diante da pandemia não foi paralisada. “É claro que a preferência pela saúde vem em primeiro lugar, mas se vencermos a pandemia com a vacinação dos profissionais da Educação e se possível dos alunos, mas nossas escolas estão preparadas para serem utilizadas em prol de Várzea Grande e sua gente”, disse.
Em março, a secretaria de Educação distribuiu nas escolas 14.800 kits de alimentação, referentes ao primeiro lote de 2021. Cada kit tem arroz, feijão, extrato de tomate, macarrão, sal, açúcar, óleo, biscoito e ovos, que foram elaborados de acordo com orientações nutricionais pelos profissionais da Educação municipal, informa a assessoria.