PUBLICIDADE

Classificação de risco alto de contaminação da Covid em Sorriso era esperada com aumento de casos, diz secretário

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

O secretário municipal de Saúde, Luiz Fábio Marchioro, disse, há pouco, que já era esperava mudança na classificação de risco da Covid de moderado para alto no município, levando em consideração o aumento de pessoas infectadas nos últimos dias. Atualmente, 414 estão com o vírus e 183 já morreram em decorrência da doença.

“Já esperávamos que isso acontecesse, desde sexta-feira para cá, praticamente 150 casos confirmados. Para se ter uma ideia, em uma semana tivemos 23 casos ativos. Passamos o fim de semana com 68 casos, segunda-feira quase 40 casos, terça mais 30 e hoje está se desenhando um cenário parecido. Então devemos passar dos 200 casos em uma semana”, pontou o secretário.

Marchioro emendou que “temos que deixar claro que as regras estabelecidas pelo governo do estado são a respeito da classificação de risco. Há um mês tivemos que fechar (comércios), mas com o trabalho do comitê conseguimos diminuir os casos. Agora é aguardar as definições do governo do Estado de Mato Grosso”.

Na última segunda-feira, o prefeito Ari Lafin (PSDB) decretou um novo toque de recolher como forma de prevenção e combate à Covid, entre 00h e 5h. A decisão foi tomada em reunião com o comitê de enfrentamento a doença. Além do toque, a equipe também definiu pelo fechamento de praças públicas, parques e áreas verdes do município, sendo proibida a permanência de pessoas.

A secretaria estadual de Saúde também informou que o risco de contágio da doença aumentou em 18 municípios que estão classificados como muito alto. A grande maioria deles estavam na escala considerada ‘alta’, semana passada, e com risco menor de transmissão do vírus.

O governo do Estado informou, ontem, Juína, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Cláudia, Tangará da Serra, Araguainha, Barra do Garças, Canarana, Confresa, Figueirópolis D’Oeste, Jangada, Novo São Joaquim, Rondolândia, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São José do Xingu e Torixoréu estão no risco muito alto. Essas  cidades devem implementar ou manter todas as medidas previstas para os níveis de risco baixo e moderado, proibir qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, proibir atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não presencial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE