PUBLICIDADE

Exportações de Sorriso reagem e se aproximam de patamares históricos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria/arquivo)

As exportações de Sorriso, finalmente, reagiram em 2021 e começam a alcançar números mais condizentes com o histórico do município. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) revelam que o primeiro quadrimestre deste ano apresenta crescimento de 6,2% em relação ao período passado. Entre janeiro e abril de 2020 o município havia comercializado U$ 562 milhões e nos quatro primeiros meses deste ano o valor é de 597 milhões.

A retomada ainda não é suficiente para recuperar o posto de maior exportador de Mato Grosso, atualmente ocupado por Rondonópolis, mas consolida Sorriso no segundo lugar. Ao todo, as vendas registradas na cidade representam 8,4% das exportações estaduais. O município também é o segundo que mais compra do exterior. As importações cresceram quase 20% e beiram os U$ 118 milhões. Com isso, o saldo da balança comercial continua superavitário em U$ 479 milhões.

Metade das vendas de Sorriso são feitas para a China, que aumentou as compras em U$ 56 milhões na comparação com o período passado. A Itália teve um aumento de quase 250% nas compras e aparece como segundo destino, com 7,3% das compras, seguido da Turquia com 6,4%, da Espanha com 3,6% e da Rússia com 3%. Os sorrisenses também negociaram com outros 31 países.

Eles compraram, prioritariamente, soja. Em grãos, a oleaginosa responde por 85% das vendas e em tortas e outros resíduos por outros 3,7%. O milho tem 7,5% das exportações e o algodão 3,5%. A carne completa o percentual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...
PUBLICIDADE