PUBLICIDADE

Mauro coloca finanças do Estado ‘no azul’ e Mato Grosso passa a ter nota A do Tesouro Nacional

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero e Luan Cordeiro (foto: Christiano Antonucci/assessoria - atualizada às 16h35)

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou, há pouco, que Mato Grosso deixou a classificação de risco C e conquistou nota A da secretaria do Tesouro Nacional relacionado a capacidade de pagamento do Estado. “É como se tivéssemos saindo da terceira divisão e vai direto para elite dos estados brasileiros como melhor gestão. Esse resultado foi publicado na sexta-feira pelo Tesouro Nacional. O estado de Mato Grosso tinha capacidade de pagamento C”.

O governador destacou que para consertar Mato Grosso foram tomadas ações como reforma administrativa, corte de gastos, renegociação de dividas, novo Fethab, combate à sonegação, LRF estadual e revisão dos incentivos fiscais. “Com as medidas que nós tomamos desde de janeiro de 2019, que passou por reforma admirativa. Mato Grosso tinha 24 secretarias nós reduzimos para 16. Fizemos diversos tipos cortes de gastos, mudanças de contratos, renegociações de dívidas como aquela que fizemos com o banco Bank of America mudando para o Banco Mundial, que permitiu saiu de um juro de 5% para 3%, além de fazer alongamento dessa da dívida com condições mais favoráveis. Novo Fethab, combate as sonegações na secretaria de Fazenda e outras áreas também”.

Mauro reforçou que para o cidadão, ser nota A “significa que o governo vai cumprir as metas planejadas, dentre elas asfaltar 2,4 mil quilômetros de estradas (já foram feitos 870 km), construção de seis novos hospitais, 35 novas escolas, 5 mil pontes de concreto, além de investimentos em ações sociais, em segurança pública, agricultura familiar, bem como geração de empregos e oportunidades, dentre outros”.

O governador disse ainda que o Estado saiu de dívidas de “R$ 3,5 bilhões no início de 2019, estamos com as contas equilibradas e com um Estado economicamente recuperado, após 10 anos de descontrole. Trabalhamos muito para isso e é um resultado muito importante para o Governo que poderá, a partir de agora, fazer operações de crédito com garantia da União para investimentos públicos”,

Para receber a classificação, são considerados três indicadores, sendo de endividamento, poupança corrente e liquidez. Além disso, o Estado também apresentou adimplência financeira, encaminhamento das contas anuais, aplicação mínima de recursos em saúde, em educação, dentre outros itens do Cauc.

Com a classificação, o Estado tem a garantia da União para novos investimentos, com status de bom pagador, propiciando melhores negócios.  Agora, além de Mato Grosso, apenas Rondônia e Espírito Santo possuem nota A da secretaria do Tesouro Nacional.

Além de Mauro, também participaram da coletiva o deputado federal Juarez Costa, presidente da Assembleia Legislativa Max Russi e secretários de Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: terminam hoje inscrições de seletivo na Educação com mais de 300 vagas

As inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação...

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Escola estadual cria projeto de recuperação de nascentes no Nortão

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima,...
PUBLICIDADE