A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 2,4 mil conjuntos de uniformes para os policiais penais, contendo calça, gandola, camiseta, capa de colete, cinto e coturno, atendendo as equipes convencionais e especializadas do Serviço de Operações Especiais e o Grupo de Intervenção Rápida. Os recursos, R$ 1,882 milhão, são do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).
O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, disse que, “até o final do ano, a PCE (Penitenciária Central do Estado) deve abrir mais novos raios nos mesmos moldes do raio 6, tornando-se uma das unidades mais modernas do Brasil. O ministro da Justiça deve vir a Mato Grosso para o lançamento e esperamos dar a ordem de serviço dos novos raios ainda neste mês de maio”, disse o secretário.
O modelo do raio que foi construído em 45 dias ao custo de R$ 9,2 milhões com capacidade para 432 recuperandos deve ser implantado por outros Estados. “Goiás pegou nosso protótipo do raio 6 e está levando para lá para fazer igual. O estado de Tocantins veio dar uma olhada no nosso raio 6 também. São vocês servidores que fazem essa revolução e evolução do Sistema Penitenciário”, elogiou.
Bustamante também destacou que administração penitenciária carece de uma sede própria para melhorar a prestação de serviço. A secretaria adjunta funciona no prédio de uma antiga escola particular.