PUBLICIDADE

STF decide que empresas de Mato Grosso que pagaram TACIN devem ser restituídas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Supremo Tribunal Federal rejeitou o recurso do governo que pedia a exclusão da obrigatoriedade de restituir os valores pagos pelas indústrias mato-grossenses referentes a Taxa de Segurança Contra Incêndio (Tacin), nos últimos cinco anos. A confirmação foi feita pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT). Em março, por unanimidade, o STF já havia decidido pela inconstitucionalidade do pagamento da taxa e pelo ressarcimento dos valores pagos desde 2016.

No recurso estava sendo questionada a obrigatoriedade de devolver os valores que foram pagos e que o STF considerou que a cobrança foi indevida. De acordo com o presidente da FIEMT, Gustavo de Oliveira,  “a mais alta corte do país confirmou o nosso entendimento de que, num ambiente de tantos impostos e taxas como nós temos, não é possível concordar com a criação de uma taxa que não tem a legalidade na sua origem”.

A decisão do STF contempla todas as indústrias sindicalizadas. A federação orienta que as empresas ingressem com pedido junto ao Poder Judiciário ou mesmo no Juizado Especial, no caso de micros e pequenas empresas, para reaverem os valores pagos, informa a assessoria.

O valor da Tacin varia de uma empresa para outra, considerando fatores como nível de risco da atividade empresarial, dentre outros. Dependendo do empreendimento, os valores eram grandes e sendo cobrados mesmo das empresas que possuem sistemas robustos de prevenção e combate a incêndios, conclui a assessoria da federação.

Não há estimativa do montante financeiro que o governo estadual deve devolver.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE