A secretaria de Saúde reabre, amanhã, as salas de vacinas das Unidades Básicas (UBS’s) Oliveiras e José Ramos Pereira (Maria Vindilina II) com aplicações de vacinas de rotina para adultos e crianças e, também, da gripe para os grupos estipulados em campanha nacional, passam a estar disponíveis de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30 em ambas. Agora, são 13 unidades de saúde com vacinações de rotina.
A decisão de reabertura ocorreu após avaliação administrativa, considerando a área de abrangência destas UBS’s. Também foi ajustado o horário de atendimento das salas de vacinação do Centro Integrado de Atendimento (CIA) André Maggi, que passa a ser das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Esta mudança é específica para os serviços de vacinação. Os demais setores seguem das 6h às 18h.
Na UBS Oliveiras, a sala estava fechada desde meados do ano passado. Já na unidade do Maria Vindilina II, os serviços, que tinham sidos reativados no início do ano, acabaram paralisados quando o prédio foi destinado para atendimento exclusivo Covid. Deste modo, sobe para três a quantidade de salas de vacinas reativadas no município desde o início do ano, quando também foi retomado o serviço na unidade Nações. Outras reaberturas estão sendo estudadas pela gestão e devem ocorrer em breve.
A campanha nacional de vacinação contra gripe entrou na segunda fase. Até 8 de junho, o público a ser atendido é formado por professores e idosos acima de 60 anos. Para receber a vacina, o professor deve comprovar vínculo ativo com holerite ou carteira de trabalho. Já os idosos, com algum documento oficial com foto.
A primeira etapa foi destinada às crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes e puérperas com 45 dias após parto e trabalhadores da área da saúde. A vacina segue disponível para as pessoas que compõe este grupo e que, por algum motivo, não compareceram no período destinado a elas.
A inf0rmação é da assessoria.