A secretaria municipal de Saúde planeja aplicar hoje 300 imunizantes da Coronavac referente a segunda dose, além da primeira dose da AstraZeneca em pacientes com comorbidades, portadores de deficiência permanente e assistidos pelo Benefício de Prestação Continuada. A imunização destes grupos será por agendamento.
A secretaria está com dificuldades em contatar os pacientes que receberam a primeira dose, para agenda a administração da segunda e está fazendo apelo para que entrem com contato através do telefone 150 para fazer o agendamento. “Solicitamos que todos os sorrisenses que estão com a segunda dose do imunizante da Coronavac atrasada que liguem na central para agendamento imediato”, pediu o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.
A aplicação das segundas doses teve atraso desde que o Instituto Butantan ficou sem o Insumo Farmacêutico Ativo para a fabricação do imunizante. “Conforme vínhamos recebendo as doses – que estavam sendo enviadas aos poucos, estávamos chamando quem estava com mais tempo de atraso para a aplicação”, emendou o secretário.
Ontem, a equipe da secretaria completou o esquema vacinal de 150 integrantes das forças de segurança e salvamento que ainda estavam com a segunda dose em aberto. Até o momento o município recebeu 18.067 doses de imunizantes. Desse total, 14.109 doses já foram aplicadas, o que equivale a 78,1% do total geral recebido; 9.561 sorrisenses receberam a primeira dose e 4.548 já foram imunizados com a segunda.