O juiz Evandro Juarez Rodrigues decidiu submeter a júri popular o principal suspeito de matar, em agosto de 2015, Valdecir de Castro, 33 anos. A vítima foi assassinada a facadas, em um bar, localizado na rua Vitor Fidelix Donini, no centro de Matupá (207 quilômetros de Cuiabá.
Na decisão, o magistrado apontou indícios de envolvimento do réu no crime. “Os elementos probantes juntados ao presente feito autorizam a pronúncia e a submissão do acusado ao julgamento do Tribunal do Júri, uma vez que de forma satisfatória indicam a existência de materialidade e dos indícios suficientes da autoria”, comentou o juiz.
Pela sentença, o réu será julgado por homicídio qualificado, cometido por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. A data do julgamento ainda não foi designada e o réu pode recorrer da decisão.
A Polícia Civil apurou que o réu e a vítima estavam na casa de um amigo, ingerindo bebidas alcoólicas, quando acabaram discutindo por causa de uma bicicleta. O homem teria ido embora, enquanto a testemunha e Valdecir foram até um bar. Instantes depois, o suspeito teria aparecido repentinamente no estabelecimento e, sem dizer nada, teria ido em direção a vítima, desferindo diversas facadas.
Valdecir foi atingido no peito e nos braços. Uma equipe do Hospital Municipal chegou a ser acionada, mas a vítima morreu antes de o resgate chegar.
O suspeito foi preso e encaminhado para a cadeia pública de Sorriso. Em abril de 2019, o Tribunal de Justiça determinou a soltura do acusado, que aguarda o júri em liberdade.