PUBLICIDADE

Estado distribui em 48 horas todas vacinas contra Covid que chegam em Cuiabá, garante secretário

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias)

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho detalhou, em entrevista ao Só Notícias, que o Estado tem feito uma verdadeira força tarefa para logística de entrega das vacinas contra a Covid-19 nos 141 municípios. Ele considerou que o Centro Integrado de Operações Aéreas tem feito um trabalho “maravilhoso”, entregando as doses em 48 horas.

Apesar de garantir a entrega célere, Carvalho foi enfático ao apontar que “o Estado não vacina as pessoas”. “Todas as campanhas de vacinação quem faz são as prefeituras, seja de coqueluche, febre amarela, H1N1, quem faz a vacinação são as secretarias municipais de Saúde. O Estado recebe do governo Federal, pelo PNI e distribui, faz toda uma logística”, ponderou.

Reforçando a boa logística defendida por Carvalho, a secretaria estadual de Saúde apontou que já havia distribuído, até o início da semana, 98,1% do total recebido. Segundo a pasta, desde o início da campanha, Mato Grosso recebeu 1.033.630 doses e disponibilizou 1.014.604. Os municípios já aplicaram cerca de 71% do total recebido.

Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram Porto Esperidião (98%), Santa Terezinha (95%), Vila Rica (94%), Santo Afonso (93%), Ribeirãozinho (92%), Nova Monte Verde (89%), Juína (87%), Campo Novo do Parecis (86%), Vale de São Domingos (85%) e Planalto da Serra (84%).

Sinop já recebeu mais de 35,6 mil e aplicou mais de 23,9 mil, cerca de 67%. Já Sorriso, recebeu cerca de 17,2 mil, aplicando 12,5 mil, índice de 73%. Lucas do Rio Verde conta com mais de 9,4 mil recebidas e 7,3 mil aplicadas, percentual de 77%. Nova Mutum, por outro lado, recebeu 6,5 mil, e tem índice de aplicação de 73%, segundo a pasta estadual.

Conforme Só Notícias já informou, mais 31,8 mil doses da CoronaVac e 29 mil doses da vacina da AstraZeneca chegam nesta sexta-feira de madrugada, em Várzea Grande. Este quantitativo já engloba as 19.426 doses da CoronaVac solicitadas pelos municípios do estado para aplicação da segunda dose.

As unidades poderão ser utilizadas em idosos de 65 a 69 anos, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas. O detalhamento para cada público poderá ser acessado na resolução da Comissão Intergestores Bipartite, divulgada após a chegada dos imunizantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE