A prefeitura abriu um procedimento licitatório para adquirir os equipamentos que serão utilizados na manutenção do sistema de balizamento do aeroporto regional Adolino Bedin, em Sorriso. O sistema de iluminação é instalado ao lado da pista de pouso e decolagem e serve para orientar os pilotos em operações noturnas ou em situações de visibilidade reduzida.
Segundo a prefeitura, a aquisição de material para balizamento é necessária para cumprimento da regulamentação da aviação civil. A administração justificou também que os equipamentos “são imprescindíveis para manter o aeroporto habilitado para operações noturnas”.
No total, foram listados mais de 20 itens, que incluem lâmpadas, placas de controle, transformadores, cabos, entre outros. A previsão de investimento é de R$ 198 mil, recurso que sairá da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico.
O aeroporto de Sorriso segue sem operações, por enquanto. Conforme Só Notícias já informou, a Azul Linhas Aéreas suspendeu os voos em março e, em razão do cenário da pandemia de covid-19, a empresa decidiu que o retorno das operações será em 5 de julho. A assessoria também confirmou que irá retomar os voos no trecho entre Sorriso e Cuiabá já com os aviões a jato Embraer, com capacidade para 118 passageiros.
O uso das novas aeronaves será possível com a conclusão das obras na pista do aeroporto regional. Atualmente, estão sendo executadas obras de reforço e recuperação da pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio de aeronaves do aeroporto, com investimento que passam de R$ 8 milhões. Os trabalhos começaram em outubro.
O número de passageiros no aeroporto de Sorriso, conforme Só Notícias já informou, aumentou 22,5%