O governador Mauro Mendes inaugurou, na tarde desta segunda-feira, a nova estrutura da Escola Estadual Hermelinda Figueiredo, no bairro Coophema, em Cuiabá. A unidade, que chegou a ser destaque nacional e chamada de “escola de lata”, por funcionar em contêineres, foi totalmente transformada e ganhou salas de aulas climatizadas, refeitório e quadra poliesportiva.
“Se o Governo acabasse hoje, e não vai acabar, já teria uma certa sensação de dever cumprido. Porque muito mais que fazer, é importante quando você percebe que está mudando o rumo com as coisas feitas. Esta é a grande contribuição. E a educação de Mato Grosso é um exemplo disso”, declarou o governador, durante a entrega.
Mauro Mendes lembrou que estudou a vida toda em escola pública, se formou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e destacou a felicidade ao saber que alguns pais do bairro já estão buscando vagas na escola para tirar os filhos da rede particular. “Isso mostra a inversão daquilo que nunca deveria ter deixado de ser”, completou o governador, defendendo a qualidade do ensino público.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enfatizou que a educação de qualidade é o objetivo do Governo do Estado, com investimentos que se aproximam de R$ 1 bilhão na infraestrutura das escolas, na parte tecnológica e pedagógica. “A educação transforma vidas e o Governo de Mato Grosso já deixou claro que prioriza a educação como nenhum outro fez”.
Alan Porto destacou que muitas outras obras da educação estão sendo entregues em todo o Estado e reafirmou que a educação só vai ter resultados se todos se envolverem. “Precisamos unir forças, governo, escola e sociedade para alcançarmos as transformações que tanto desejamos e precisamos”.
O novo prédio, com todas as salas climatizadas, vai fazer diferença, garantem os professores. Celma Aparecida Costa e Silva era docente na unidade na época que containeres eram usados para abrigar salas de aula. Ela lembra que as dificuldades eram muitas. Mas agora, com as mudanças implementadas, Celma, que não atua mais na unidade, resolveu matricular a filha de 14 anos, Maria Eduarda Costa, na unidade. “É outra escola. Não parece que foi reformada. Para quem conhecia a antiga estrutura, a impressão é que foi demolida e um novo prédio construído”.
A ex-diretora da escola, a pedagoga Patrícia Fabiana afirma que “parece uma nova escola e essa estrutura vai incentivar os alunos, vai melhorar e muito a aprendizagem de nossos estudantes”. O novo diretor, Robson Pereira, enfatizou que o Governo do Estado sinaliza de forma concreta que tem a educação como prioridade. “E o que estiver ao nosso alcance, faremos o nosso melhor, para que o resultado seja uma aprendizagem de qualidade aos nossos estudantes, que é o que todos queremos”.
O deputado Allan Kardec participou da inauguração e lembrou que foi aluno e professor da Escola Hermelinda Figueiredo. Acompanhado da mãe, a professora Nilza, que atuou por 12 anos na unidade, o parlamentar fez questão de elogiar a transformação e melhorias.
Também participaram da cerimônia o suplente de senador Fábio Garcia e os deputados Thiago Silva e Elizeu Nascimento.
Além da reforma geral, um novo bloco foi construído, além do refeitório. Com arquitetura moderna, com total acessibilidade, professores e alunos vão se surpreender quando puderem retornar. Foram investidos R$ 2,7 milhões e a unidade passa a contar com nove salas de aula, além de laboratórios e demais dependências.