A Guarda Municipal de Trânsito registrou de sexta-feira até hoje de madrugada, 80 ocorrências de perturbação do sossego, 10 a mais que o fim de semana anterior. Um aumento de mais de 14.2%.Som alto é configurado como contravenção penal, por perturbar o direito ao sossego de quem estiver por perto, quanto crime ambiental, por poluição sonora.
Somente na noite de sábado, foram com 26 denúncias. No domingo, os guardas registraram 22 chamados durante o dia e 21 ontem à noite. “Todas as ocorrências estão sendo mapeadas e, nos casos de reincidência, a detenção do responsável é compulsória”, explicou o coordenador da GM, Márcio Pires, através da assessoria.
A Guarda Municipal de Trânsito integra a secretaria municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, conta com o apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), órgão que também faz parte da prefeitura e está ligado à secretaria de Governo. Também são parceiras a Polícia Militar e Polícia Civil.
Conforme Só Notícias já informou, o prefeito Ari Lafin (PSDB) baixou novo decreto revogando o toque de recolher em Sorriso, que estava em vigência há cerca de um mês, entre às 23h e 5h. A nova medida foi definida após reunião com o comitê de combate à Covid, no último final de semana. Além disso, liberou que o comércio funcione sem restrição de horário (anteriormente era permitido entre 5h e 22h). Por outro lado, é necessário manter limite de 50% da capacidade máxima do local, tendo como base o metro quadrado.