A secretaria estadual de Saúde informou, há pouco, que o Ministério da Saúde confirmou envio de 14.8 mil doses de Coronavac para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid. A nova remessa chegará em Mato Grosso, neste sábado pela manhã, no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Até agora, o Estado já recebeu 1.001.280 doses de imunizantes contra a doença.
As unidades poderão ser utilizadas em pessoas de 60 a 64 anos e forças de segurança, salvamento e armadas. Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.
Conforme Só Notícias já informou, esta manhã, a Comissão Intergestores Bipartite cobrou 19.426 doses da vacina CoronaVac. As prefeituras realizaram um levantamento do quantitativo de doses necessárias para completar o esquema vacinal com a segunda aplicação do imunizante.
As razões que levaram ao déficit de doses da CoronaVac foi a recomendação do Governo Federal quanto ao uso das remessas enviadas. Por orientação do ministério, o quantitativo que seria regularmente destinado à segunda aplicação foi utilizado como primeira – situação que, diante da escassez da CoronaVac, impactou o esquema vacinal dos municípios.
Como forma de equalizar a situação, o documento detalha a quantidade de segundas doses necessárias para cada grupo prioritário em 48 municípios de Mato Grosso para pessoas de 60 a 84 anos, uma parte que tem 90 anos ou mais, além de profissionais da saúde e trabalhadores das forças armadas, de segurança e salvamento. Em Rondonópolis, por exemplo, há falta de Coronavac para 2ª dose.