Depois de explodir em exportações em 2019 e de terminar 2020 em queda de 47%, o começo de 2021 se mostra promissor para os produtores de Matupá, que cresceu 180% o valor de exportações no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Agora, registra o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as vendas já atingem U$ 96,7 milhões, quase metade dos U$ U$ 244 milhões vendidos todo o ano passado.
Com os números, Matupá volta a crescer no ranking estadual e está em 16º lugar, num patamar semelhante ao de Lucas do Rio Verde. Ao todo, as exportações matupaenses representam 2% de tudo que Mato Grosso envia ao mercado exterior e 0,2% de toda a exportação brasileira no período.
Com as importações em queda de 84% e na casa dos U$ 20 mil, o saldo da balança comercial é alto e terminou o trimestre praticamente no mesmo patamar das vendas. A importação é irrisória e coloca Matupá como o 29º município que mais compra do mercado externo em Mato Grosso.
A soja, que ganhou espaço nos campos em volta de Matupá, é o produto mais vendido e tem 87% do mercado. A carne, que é fruto da forte pecuária na região, tem 9% das vendas e o milho começa aparecer no mapa e tem 3,5% do mercado.
A China reapareceu para as compras e levou 49% da produção. A Espanha levou 15%, seguido do Turquia com 8,9%, Holanda com 3,5% e França com 3,2%.