PUBLICIDADE

Várzea Grande faz neste sábado dia D da campanha de vacinação contra H1N1

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Saúde realiza, neste sábado (1º), o dia ‘D’ de vacinação em 21 unidades que ficarão abertas, das 7h às 17h. O objetivo é dar celeridade à campanha, uma vez que o ministério da Saúde inverteu os grupos prioritários, em decorrência da campanha de vacinação contra a Covid e está priorizando vacinar crianças, gestantes, puérperas contra H1N1.

Até o dia 10 de maio serão imunizadas crianças entre 6 meses até as que não completaram 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com filhos até 40 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde. A decisão da secretaria em destinar um Dia D é decorrente da falta de procura das pessoas pela imunização, já que as preocupações estão centradas na Covid mas toda e qualquer doença respiratória tem que ter cuidado redobrado, pois uma enfermidade acaba sendo potencializada por outra. Os pais devem levar seus filhos a se vacinarem, neste dia ‘D’, o que evita agravamento de doenças respiratórias.

“As pessoas necessitam compreender que a Gripe Influenza (H1N1) é uma doença respiratória assim como a Covid, por isso, toda imunidade possível ajudar no tratamento, em que pese essa vacina não imunizar contra a Covid, ela dá mais resistência as pessoas”, disse o prefeito Kalil Baracat reafirmando que não faltará apoio do poder público municipal para atendimento médico, medicamento e quando possível vacina para todos.

Ficarão abertas neste dia ‘D’ de vacinação 8 Unidades de Estratégia Saúde da Família nos bairros Água Vermelha, Capão Grande, Manga, Unipark, Manaíra, Vila Arthur, São Matheus e Aurília Curvo, além dos 4 centros de saúde nos bairros: Cohab Cristo Rei, Água Limpa, Nossa Senhora da Guia e Jardim Imperial. Também atenderão as clínicas de atenção primária (antigas Policlínicas) nos bairros Cristo Rei, Marajoara, Jardim Glória, 24 de Dezembro e Parque do Lago e 4 Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Ouro Verde, Construmat, Jardim Eldorado e Santa Isabel.

Segundo a vigilância em saúde, desde que iniciou a campanha de vacinação contra H1N1, no município, no último dia 13, foram aplicadas 6.805 doses da vacina de H1N1, sendo 19,5% em crianças, 17,3% em Gestantes,16,1 em Trabalhadores da Saúde e 22,6% em Puérperas, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE