PUBLICIDADE

Inflação em Sinop tem novo aumento impulsionado pela alta no preço do transporte

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Júlio Tabile/assessoria)

A inflação em março ficou em 0,88% em Sinop e o acumulado no município nos últimos 12 meses alcançou 7%. Comparado à economia brasileira, a taxa de inflação sinopense seguiu a tendência de alta observada pelo Índice de Inflação do Brasil (IPCA) que foi de 0,93% em relação ao mês anterior. O índice nacional acumulado deste ano é de 2,05%. A informação é do Centro de Informações Socioeconômicas da Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

“Esta inflação que é calculada em Sinop, está tirando o sono de quem tem negociações com locações de imóveis. O Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) alcançou 31%. Recomendamos que a renegociação do contrato seja substituída por outros índices, IPCA, INCC ou INPC que giram em torno de 6%, para não ter um impacto muito forte no orçamento”, explicou o professor de econômica da Unemat, Feliciano Azuaga. Nos últimos 12 meses o IPCA ficou em 6,10%, abaixo da inflação de Sinop para o mesmo período.

Este mês, as diferenças mais significativas sobre o índice de preços em Sinop foram decorrentes dos grupos de consumo. Transporte, com aumento de 2,87%, residência, 0,86% e habitação que ficou em 0,73%. O grupo de consumo Educação apresentou a maior retração dentre os grupos de consumo (0,49%). Já os demais grupos apresentaram variações relativamente pequenas em relação ao mês anterior.

O resultado nacional aponta uma inflação acima da meta definida pelo Banco Central. Conforme a pesquisa, houve uma aceleração nos preços devido ao aumento do custo dos transportes. Isso ocorre devido à desvalorização cambial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE