A regional Teles Pires, que compreende os municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itáuba, Marcelândia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, Trapurah, União do Sul e Vera receberá 3.525 mil doses do imunizante CoronaVac e AstraZeneca, que devem ser utilizadas como primeira ou segunda aplicação aos idosos entre 65 e 69 anos, trabalhadores da saúde e Forças Armadas, de Segurança e Salvamento. A distribuição foi definida, esta manhã, pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso.
Sinop é o município que receberá mais doses com 1.455. Seguido de Sorriso (655), Lucas do Rio Verde (380), Nova Mutum (270), Marcelândia (110), Feliz Natal (90), Cláudia e Vera (85 cada), Nova Ubiratã (75), Tapurah (60), Itanhangá (55), Ipiranda do Norte (40), Itaúba (45), Nova Santa Helena e União do Sul (30 cada), Santa Carmen (35) e Santa Rita do Trivelado (25).
Os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose, para que eles recebam prioritariamente a segunda dose dentro do período adequado. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias; já o prazo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de até 84 dias.
Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.
Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.
A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 618.760 doses de imunizantes contra a Covid-19.