A situação do Grêmio na Libertadores ficou complicada. Nesta sexta-feira, o Tricolor perdeu, de virada, por 2 a 1 para o Independiente del Valle, do Equador pela ida da terceira fase do torneio continental, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
Cheio de desfalques, o time gaúcho até abriu o placar com Diego Souza, mas viu o clube equatoriano tomar conta da partida e buscar a virada com dois gols de Faravelli, ambos no segundo tempo. O zagueiro Ruan ainda foi expulso pelo segundo cartão amarelo.
O duelo de volta será realizado na quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Para se classificar para a fase de grupos da Libertadores, o Tricolor precisa triunfar por 1 a 0 ou por dois gols de diferença. O Del Valle, por outro lado, depende apenas de um empate.
A equipe que levar a melhor entrará no Grupo A da Libertadores, com Palmeiras, Defensa y Justicia, da Argentina, e Universitário, do Peru. Quem for eliminado, por sua vez, vai disputar a Copa Sul-Americana, entrando no grupo com Lanús, da Argentina, La Equidad, da Colômbia, e Aragua, da Venezuela.
O jogo – Mesmo repleto de desfalques, o Grêmio abriu o placar logo na primeira chance que criou. Aos oito minutos do primeiro tempo, Diego Souza aproveitou a cobrança de falta pela direita de Alisson e, na entrada da pequena área, testou firme no canto esquerdo do goleiro Moisés Ramírez.
O Independiente del Valle passou a dominar as ações do duelo depois do gol sofrido. Ortíz levou perigo em chute de fora da área, aos 16 minutos, e parou em uma grande defesa de Brenno aos 26, em finalização de dentro da pequena área. Já o atacante Vite acertou o travessão aos 35 minutos.
Pouco antes do intervalo, o Tricolor gaúcho voltou a ameaçar os equatorianos e chegou até a balançar as redes. Aos 43, Diego Souza recebeu de Alisson e tocou de letra para Ferreira, que dominou dentro da área e mandou uma cavadinha de pé esquerdo. O atacante ia marcar um golaço, mas o lance foi incorretamente anulado por impedimento.
Na segunda etapa, o Del Valle seguiu criando chances. Logo no início, Ortíz explodiu a trave em cobrança de falta. Aos sete minutos, o time equatoriano fez grande jogada e buscou o empate. Faravelli tocou para Vite, disparou, recebeu passe de primeira de Montenegro dentro da área e bateu cruzado para marcar um golaço.
O Grêmio teve a chance de retomar a vantagem aos 12 minutos, quando Diego Souza ficou cara a cara com Ramírez. O centroavante tentou driblar o goleiro e finalizou para fora, desperdiçando grande oportunidade.
O erro custou caro, já que o zagueiro Ruan cometeu falta dentro da área em Montenegro e foi expulso pelo segundo cartão amarelo no minuto seguinte. Na cobrança de pênalti, Faravelli deslocou Brenno, chutou no canto esquerdo e decretou a virada.
Apesar de ter um jogador a mais, o Independiente del Valle não foi para cima, mas ficou com a bola no campo de ataque e administrou a vantagem. Por outro lado, o Grêmio se fechou. Sendo assim, Brenno foi exigido apenas mais uma vez, em arremate de Ortíz aos 22 minutos.