O prefeito de Matupá (209 quilômetros de Sinop) Fernando Zafonato baixou novo decreto definindo o funcionamento do comércio em geral, varejista e atacadista entre às 8h e 18h, de segunda a sexta-feiras, para intensificar as medidas restritivas evitando aglomerações para conter contágio de casos da Covid. Já aos sábados, a permissão é entre 7h e 12h. Aos domingos e feriados, o funcionamento é proibido. Esta definição não se aplica a farmácias, drogarias e postos de combustível. As regras são válidas por 10 dias.
Por outro lado, supermercados e congêneres podem funcionar entre 6h e 20h, de segunda a sábado, e aos domingos até às 12h. As atividades de prestação de serviços em geral, podem exercer atividades entre 9h30 e 20h nos dias de semana, e entre 6h e 12h nos sábados, não sendo autorizado o atendimento aos domingos.
Restaurantes e congêneres podem atender o público durante a semana entre 10h e 20h, e nos finais de semana entre 10h e 14h, com proibição nos feriados. Academias de esportes de todas as modalidades exercerão suas atividades com no máximo 30% da capacidade, atendendo de segunda a sexta entre 5h e 20h, sábados até 12h e aos domingos devem fechar. As industrias em geral funcionam sem restrições de dias e horários.
Deliverys podem atender até às 23h59. Já o atendimento nas modalidades take-away e drive-thru são permitidas até às 20h45. Ficou proibido, no entanto, o consumo de bebidas alcoólicas em todos os espaços de circulação pública e em todos os estabelecimentos comerciais.
Serviços não considerados essenciais, de acordo com o decreto federal, devem suspender o funcionamento, já que foi decretada quarentena coletiva obrigatória. Zafonato também definiu toque de recolher, seguindo o decreto estadual, entre 21h e 05h. As aulas presenciais em creches, escolas e universidades também foram suspensas.
Escolinhas de futebol e natação, clubes de recreação ou esportivos, jogos coletivos, pista de skates, parques infantis, campos e quadras esportivas também não podem funcionar e deverão permanecer fechados. No complexo turístico dos lagos ficou autorizada a frequência apenas para caminhadas, sendo proibidas as aglomerações.
Desde o início da pandemia, Matupá registrou 1.781 casos de Covid. Destes, 1.634 já estão recuperados, 94 em isolamento domiciliar e 12 seguem internados, sendo cinco em Unidades de Terapia Intensiva. Outras três pessoas aguardam vagas em UTIs. 32 pessoas morreram.