A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso aprovou resolução para distribuição, o armazenamento e a aplicação das 113, 2 mil doses de vacina contra a Covid, sendo 104 mil doses da CoronaVac e 9.250 mil da AstraZeneca, que chegaram na quinta-feira passada (1º)
A orientação do ministério da Saúde é para primeira aplicação ou segunda aplicação nos idosos entre 65 e 79 anos e trabalhadores da saúde. A distribuição das 896 doses para integrantes das Força de Segurança, Salvamento e Forças Armadas deve ser pactuada nos próximos dias.
Os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose para que esses possam receber prioritariamente a segunda dose dentro do período estipulado, informa a secretaria estadual de Saúde.
Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias. Já o prazo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de até 84 dias.
Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a comissão orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo ministério.
Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.
Da Coronavac, por exemplo, Cuiabá receberá 17,970 doses, Várzea Grande 7.030, Sinop 3 mil, Tangará da Serra, 2.410 doses, Sorriso 1.450, Peixoto de Azevedo, 1 mil, Guarantã do Norte 930, Lucas do Rio Verde 770, Nova Mutum 540, Matupá 490.
A comissão também definiu a quantidade de doses da AstraZeneca para as demais cidades.
Até o momento, Mato Grosso já recebeu 561.210 doses de imunizantes contra a Covid.