A prefeitura informou, esta tarde, que vacinará todos os dias a partir de amanhã, após atingir 77% de primeira dose e 45% de segunda dose aplicadas em idosos e profissionais da saúde, de um total de 26.238 doses recebidas do ministério da Saúde. O secretário de Saúde, Gonçalo Barros, disse que existe “distorção” nos números divulgados pelo ministério quanto ao total de vacinas repassadas para Várzea Grande ao apresentar relatório e gráfico detalhado com todas as vacinas recebidas por datas, notas fiscais e volumes entregues pela secretaria estadual de Saúde que é a responsável por receber e distribuir as vacinas.
“Estamos computando neste documento que vamos tornar público E entregar para os órgãos de controle como o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Estadual (MPE) e Federal (MPF) entre outros para que não paire dúvidas quanto ao tratamento dispensado pela Administração Municipal em algo tão sério como a vacinação contra a Covid 19”, disse Gonçalo.
O prefeito Kalil Baracat sinalizou que em Várzea Grande todo o possível e o impossível estão sendo feito para que todos tenham atendimento médico, medicamento e principalmente vacina. “Não fazemos política em cima de algo sério com a Covid e a principal ordem dada foi transparência total para que não existam dúvidas quanto a nossa intenção que é zelar pela vida das pessoas”, explicou.
Segundo Kalil, todos os dias da semana haverá vacinação, sendo que as segundas, terças, quartas e sextas-feiras elas acontecerão em ponto fixo no Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos (Fiotão) e as quintas-feiras e sábados, em ponto fixo e drive thru, na Clínica Médica do Centro Universitário Várzea Grande, que tem sido parceira da administração municipal neste momento de pandemia.
“Domingos nós manteremos a vacinação daqueles idosos acamados, com dificuldades de locomoção ou que vivem sozinhos e necessitam da presença dos profissionais da área médica de Várzea Grande, como aconteceu neste Sábado de Aleluia, véspera da Páscoa quando 30 idosos receberam suas vacinas em casa”, acrescentou o secretário.