Mesmo com as portas fechadas por quase 10 meses em 2020, os juízes de Sinop conseguiram arquivar 21.395 processos, ou seja, uma média de 1.217 processos baixados mensalmente. O juiz diretor do fórum Cleber Luiz Zeferino de Paula destaca o número como uma somatória do esforço de magistrados e servidores que, de casa, continuam desempenhando seus serviços de forma eficiente.
“A pandemia nunca significou paralisação dos serviços. Nós nunca estivemos parados. Eu, por exemplo, mesmo com os prazos suspensos e o fórum fechado, tendo em vista o cumprimento do Decreto Estadual, continuo fazendo audiências por videoconferência que já estavam marcadas. Os demais colegas juízes também estão trabalhando, bem como os servidores das secretarias, foi assim que a comarca conseguiu baixar 21,3 mil processos no ano passado, com trabalho contínuo.”
O magistrado ressalta ainda que nesse momento de endurecimento das medidas, os atendimentos continuam pelos telefones e e-mails disponibilizados desde março de 2020. Ainda para ampliar os canais de comunicação, em 2021 a comarca implementou o atendimento a advogados e advogadas por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp Business.
Os atendimentos ocorrem de segunda à sexta-feiras, em dias úteis, entre 13hs às 19hs, por ordem de chegada das mensagens.