O governador Mauro Mendes enviou, esta manhã, para todos os prefeitos, mensagem de áudio pedindo atuação mais intensa para inserirem os dados de pessoas que estão sendo vacinadas contra Covid, no sistema do ministério da Saúde, para ser retratada a real quantidade de mato-grossenses imunizadas (atualmente mais de 220 mil). Muitas prefeituras não estão inserindo os dados de vacinados e o Estado aparece nas últimas colocações no ranking de vacinação.
“Quero pedir a colaboração e atuação mais firme dos prefeitos nessa campanha de vacinação. É muito ruim para o Estado passar para todo mundo na mídia que é o Estado em último lugar. A nossa função é receber as vacinas, fazer a logística e fazer chegar aos municípios. Feita a vacinação, o pessoal precisa alimentar o sistema do ministério. Peço que os senhores prefeitos orientem, cobrem, ajudem os seus secretários de Saúde para que as secretarias, quando vacinarem, alimentarem o sistema do ministério da Saúde”, pediu Mauro.
Dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI), o Governo de Mato Grosso é responsável por receber e distribuir as vacinas aos municípios mato-grossenses e está em dia com sua atribuição. Das 447.960 doses enviadas pelo ministério, o Estado já distribuiu 445.995 doses para as regionais de Saúde – 99% do total.
Cabe às prefeituras a aplicação da vacina na população, bem como informar o status da vacinação dentro do sistema do ministério. Neste momento são vacinados pessoas com mais de 70 anos e profissionais de saúde, além de indígenas.
Os dados do ministério mostram que há prefeituras de Mato Grosso que estariam vacinando pouco em relação à quantidade de doses recebidas. “Pelos dados oficiais, nós estamos com prefeituras com 15%, 20%, 30% de vacinação das doses que recebeu, enquanto há municípios com 70%, 80%, 90%. Nitidamente existe algum problema de alimentação do sistema. Acredito que está todo mundo aplicando. Mas tem que aplicar e alimentar o sistema”, pontuou.