PUBLICIDADE

O certo é errado

PUBLICIDADE

A presidente Dilma, ao visitar a anual tragédia das chuvas, mostrou que sabe tanto quanto nós. Disse que a construção ilegal no Brasil é regra e não exceção. Os que têm obrigação de cumprir a lei, sob pena de serem enquadrados no crime de responsabilidade, nada fazem. E se algum prefeito mais cônscio de suas obrigações resolve proibir a ocupação de alguma área de proteção ambiental ou retirar invasores de área de risco, sempre aparecerá algum vereador a defender seus votos ou interesses imobiliários e impedir que isso aconteça. Na capital do Brasil são milhares de invasões de terras da União, por gente pobre e gente rica e legalizam depois. Os que seguem a lei, comprando terreno legal e pagando IPTU, ficam com a certeza de que no Brasil o certo é errado.

No Rio, uma escola que desligou três alunos de uma excursão, porque fumavam maconha, foi considerada autoritária. Semana passada, as câmeras da tv Globo mostraram estudantes fumando maconha e bebendo álcool na Universidade de Brasília. A reação no twitter foi considerar a reportagem fascista. Numa escola da zona norte do Rio, a aluna foi flagrada colando. A mãe foi chamada. A diretora mostrou-lhe a cola com a letra da menina e a fita onde estava tudo gravado. A mãe reagiu: "É só por isso que me chamaram aqui?" Sim, e para saber que a filha dela, com a nota zero, havia ficado em recuperação. "Vou procurar meu advogado"- reagiu a mãe. Na escola, o certo é errado.
O deputado suplente Pedro Novais foi escolhido Ministro do Turismo. Antes que ele tomasse posse, descobriu-se que levara alguns casais para o melhor motel do Maranhão e a conta da noitada foi cobrada do nosso bolso: ele apresentou as notas como despesas reembolsáveis à Câmara Federal. Só as retirou depois de denunciado. Mas ainda assim tomou posse como ministro. Governos autoritários ou ditatoriais, como os de Cuba, Irã e Venezuela, são nossos amigos preferenciais. Na política, interna e externa, o que se pensa ser errado, é o certo.

Mas quem se importa em diferenciar o certo do errado? Já começaram os campeonatos estaduais de futebol; Ronaldo virou capitão do Corinthians(mesmo com barriga de sargento Garcia); Ronaldinho já virou torcedor do Flamengo desde quando tinha dentes-de-leite; depois de estar perdendo de 2 a zero, o Lajeadense empatou com o Grêmio no Olímpico; a Amy Winehouse já fez o show de despedida do Brasil; preparam-se o Carnaval e a Copa do Mundo. E em breve estarão esquecidas as 700 vítimas das chuvas deste ano. Ano que vem haverá mais choro, porque haverá mais ocupações de áreas de risco, se não separarmos o certo do errado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

País de surpresas

No Brasil os acontecimentos conseguem andar mais rápido que...

Na nossa cara

Quem chegou ao Brasil pelo aeroporto de Guarulhos na...

Segurança federal ?

O Presidente Lula talvez tenha querido desviar as atenções...

Lições municipais

Consolidou-se no segundo turno a força do centro-direita que...
PUBLICIDADE