A Polícia Militar e a Vigilância Sanitária e Núcleo de Fiscalização (NIF) montaram barreira sanitária na saída de Nova Ubiratã e Ipiranga do Norte, próximo as praças de pedágios, para conter o avanço da Covid. No município, 150 pessoas já morreram em decorrência da doença e outras 684 estão infectadas.
“A polícia está em apoio a operação. Foi iniciativa da prefeitura de Sorriso, tendo em vista o decreto estadual que determina a implantação. As barreiras estão sendo feitas em dois pontos, de entrada e saída do município com apoio da Vigilância Sanitária e órgãos fiscalizadores. Foram mais de 400 motoristas abordados. O objetivo principal é verificar se essa pessoa está com sintomas da Covid e fazer o encaminhamento de pessoas com suspeita ao hospital de campanha”, explicou o tenente-coronel Jorge Almeida.
A presidente do Tribunal de Justiça, Maria Helena Póvoas, confirmou que sua decisão, tomada ontem, são de medidas mais severas no combate a pandemia do Covid no Estado, tornando impositivas as medidas do decreto 874, do governo do Estado que trazia, inicialmente, recomendações das medidas a serem tomadas nos municípios com taxa muito alta para transmissão da doença. A grande maioria dos segmentos do comércio devem ficar fechada por 10 dias. Vão funcionar empresas classificadas de atividades essenciais. A quarentena entra em vigor hoje, de acordo com a presidente.
O prefeito Ari Lafin (PSDB) pediu, há pouco, através das redes sociais, calma aos comerciantes após a desembargadora Maria Helena, acatar pedido do Ministério Público Estadual e mandar os municípios com risco muito alto de contágio da Covid — no qual Sorriso está incluso — adotarem quarentena obrigatória. O gestor reafirmou que seguiu e respeitou as recomendações do decreto do governo do Estado ao publicar o documento municipal, ontem.