PUBLICIDADE

Sorriso reduz exportações e mantém vice-liderança no ranking estadual de exportadores

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria/arquivo)

As exportações em Sorriso continuam em queda e os produtores locais registram uma retração de 28,7% no primeiro bimestre de 2021 comparado com o período passado, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Neste ano, as vendas atingiram U$ 156 milhões. No primeiro bimestre de 2020 o valor era de 219 milhões.

Os números atuais colocam Sorriso como o segundo município de Mato Grosso que mais exporta. O posto que historicamente era ocupado pela Capital do Agronegócio agora é de Rondonópolis, no sul do Estado. Mesmo assim os números de Sorriso são significativos e representam 7,4% de tudo que o estado envia para o mercado externo.
Na outra ponta, as importações cresceram 22% em Sorriso no período e saltaram de U$ 55 milhões nos dois primeiros meses de 2020 para 67 milhões no bimestre atual. Somadas as vendas com as compras, o saldo da balança comercial ainda é superavitário em U$ 89 milhões, valor bem abaixo dos períodos anteriores.
Mesmo com redução das compras, a China é o destino de 50% das vendas sorrisenses neste bimestre. O percentual é o dobro do final do ano passado, o que representa que a exportação do município perdeu diversificação e passou a se concentrar em menos destinos. Egito, República Dominicana, Turquia e Argélia fecham a lista dos cinco maiores parceiros comerciais.

Eles compraram soja (62%), milho (32%), algodão (2,8%), derivados de soja (2,1%) e carnes em valores percentuais abaixo de 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE