PUBLICIDADE

Prefeito anuncia que UPA será centro covid com novos leitos e descarta lockdown no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

O prefeito de Colíder (160 quilômetros de Sinop), Hemerson Máximo, o “Maninho”, anunciou, no final da tarde, que assinará um decreto remanejando o centro de tratamento de pacientes da covid-19 para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Atualmente, o “centro covid” do município funciona no Posto de Saúde da Família (PSF) da Torre e a mudança, segundo o prefeito, resultará na abertura de mais seis leitos. 

“É uma medida que queremos implementar para atender nosso povo que está contaminado. Vamos colocar na UPA o centro covid para dar mais dignidade para o nosso povo, mais zelo. Estamos dobrando a capacidade das equipes também. Vamos remanejar os pacientes da UPA para o PSF da Torre e Peri. Alguns serviços também serão remanejados para outros postos de saúde”, detalhou o gestor. 

O prefeito ainda comentou a situação do hospital regional de Colíder, que segue com ocupação máxima. Segundo ele, foi proposto ao governo do Estado um remanejamento das alas de enfermaria, o que possibilitaria a abertura de 10 novos leitos de UTIs. A proposta tem concordância dos prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Norte, que pretendem ajudar na aquisição de equipamentos, caso o pedido seja aceito. 

“Fizemos uma reunião com os demais prefeitos para abertura e realocação de 10 leitos dentro da própria estrutura do hospital. O consórcio se dispôs a adquirir equipamentos. Estamos fazendo a contratação de um médico e já disponibilizamos dois fisioterapeutas. Estamos só aguardando o Estado autorizar a diretora do hospital a fazer o remanejamento que vamos entrar com a estrutura para amenizar o sofrimento das pessoas”, disse Maninho.

O prefeito também descartou um lockdown, mas voltou a pedir a colaboração da população. “Vamos cuidar um do outro. Não vamos decretar lockdown em Colíder porque está provado que fechar piora as coisas. Não vai ter feriadão. O comércio continua trabalhando das 5h às 19h. Evitem ir para o lago, evitem festas, evitem aglomerações para não fechar o comércio de ninguém”. 

Segundo o boletim municipal, divulgado no final da tarde, Colíder contabiliza 68 óbitos, 152 casos suspeitos e 3,7 mil casos confirmados. Entre os infectados, há 11 internados, 139 em isolamento e 3,5 mil recuperados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE