PUBLICIDADE

Com 189 pessoas na fila por UTI governo do Estado define 10 dias de feriado para conter Covid

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governo do Estado acaba de confirmar que será encaminhado à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, projeto de lei para antecipar feriados como forma de reduzir o contágio da Covid a partir da próxima sexta-feira (26) até 4 de abril, contando 10 dias corridos.

A decisão foi tomada após uma série de reuniões realizadas nos últimos dias com deputados estaduais, representantes da indústria, comércio, agronegócio, prefeitos, poderes e instituições representativas da sociedade considerando que as UTIs estão lotadas e há 189 pessoas nas filas esperando leitos. Hoje, a média móvel foi de 125 pessoas que morreram, um dos maiores números de vítimas desde o início da pandemia, ano passado.

“Estamos em uma situação muito delicada em todo o Brasil e em Mato Grosso. Triplicamos as UTIs em um ano, estamos fazendo todos os esforços para abrir mais, porém o sistema de saúde tem limite. Só com o reforço do distanciamento social poderemos frear a contaminação e as mortes”, afirmou o governador.

De acordo com Mauro, serão antecipados os feriados de Corpus Christi, Consciência Negra, Dia do Servidor Público, Dia do Trabalhador e aniversário dos municípios, que serão emendados com o feriado da Semana Santa, que ocorre na próxima semana.

Durante este período, continuam válidas as medidas restritivas que estão em vigor em todo o Estado desde o início do mês. As forças policiais serão intensificadas para fiscalizar e coibir todo tipo de aglomeração.

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, afirmou que o momento exige novas medidas diante do colapso da ocupação de UTIs e aumento do número de mortes.  “Precisamos de medidas duras para impedir o contágio e desafogar o sistema. A situação está muito crítica”, declarou, através da assessoria. A Assembleia começa apreciar o projeto nesta 3ª feira.

No final de semana, o governador se reuniu com os integrantes do Gabinete de Situação e expôs a necessidade de se adotar as medidas mais enérgicas. Para o procurador-geral de Justiça, promotor José Antônio Borges, o distanciamento social é a solução mais adequada, que tem sido adotada pela maioria dos países. “Desde o século XVIII, só existe uma solução para pandemia até chegar a vacina, que é o distanciamento social. É preciso reforçar o isolamento”, mencionou.

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Júnior, pontuou a necessidade de toda a população colaborar com o isolamento. “É preciso maior consciência coletiva e fazer os feriados de forma corrida”, disse, através da assessoria.

Também participaram das discussões a Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Defensoria Pública, Ministério Público do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho, além da Federação das Indústrias de Mato Grosso e da Famato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: inaugurada nova sede da ACES

Foi realizada cerimônia de inauguração da nova sede da...

Câmara aprova convênio para pacientes em tratamento renal em Nova Mutum

Os vereadores aprovaram por unanimidade, ontem, na sessão da...

Dois morrem em acidente envolvendo carros em Mato Grosso

Duas pessoas morreram e uma foi socorrida em estado...

Relatório anual confirma R$ 117 milhões injetados na saúde em Nova Mutum

A secretaria municipal de Saúde em Nova Mutum confirmou...
PUBLICIDADE