O Índice de Confiança Empresarial em Sinop apresentou um forte recuo de 31,97%, segundo dados da pesquisa divulgados, ontem, pelo Centro de Informações Socioeconômicas da Unemat, em parceria com Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). De acordo com a assessoria, uma das causas é o novo surto do Covid aliado ao decreto Estadual, que foi publicado no início do mês, prorrogado na última terça-feira até o dia 4, limitando milhares de empresas a funcionar até às 19h (de segunda a sexta-feiras), para reduzir aglomerações, casos e mortes da doença.
De acordo com o professor doutor de economia da Unemat, Feliciano Azuaga, quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado apresenta uma piora no indicador de 29,6%. Em março do ano passado, a pandemia também começa em Mato Grosso. “O que traz de positivo na pesquisa é que a data especial da páscoa, o empresário acaba tendo uma boa perspectiva, por mais que a situação de saúde é crítica. E os números mostram que um, de cada 4 empresários está usando as datas para alavancar as vendas e o consumidor tem a percepção do consumidor, está mantendo um padrão de consumido, não abrindo mão de compra alguns itens”.
O levantamento de informações para o Índice de Confiança Empresarial ocorreu entre os dias 1º e 13 deste mês, tendo como referência os últimos 30 dias de atividade econômica com a amostra de 119 empresas. Todos os indicadores apresentam uma escala de graduação que vai de zero, escala menos otimista, 200 pontos considerada a escala mais otimista possível.