PUBLICIDADE

Cidade do Nortão enfrenta escassez de oxigênio para atender pacientes da covid, diz prefeito

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: divulgação)

O hospital municipal de Itaúba (100 quilômetros de Sinop) está enfrentando escassez de oxigênio. A informação foi dada pelo prefeito, Antônio Ferreira de Oliveira (PDT), que, nesta quinta-feira, “baixou novo decreto com medidas mais restritivas para conter o avanço da covid-19”.

“Infelizmente, Itaúba está chegando em uma situação em que a nossa saúde não consegue atender a demanda. O nosso hospital está lotado. Não temos oxigênio. Ontem à noite, o nosso vice Douglas (Aziliero) foi buscar e voltou depois das 22 horas. Hoje de manhã já não tinha e tivemos que buscar de novo. Estamos com 12 leitos lotados. A maioria dos pacientes está em oxigênio 24 horas”, resumiu o prefeito. 

Entre as determinações feitas pelo prefeito no novo decreto está o fechamento de bares, botecos, bochas e distribuidoras de bebidas, por um prazo de 15 dias. “Esse decreto foi feito para que a gente consiga diminuir a curva de contágio e consiga atender. Sabemos que existem duas maneiras para combater a doença. A primeira é o isolamento social. A segunda é a vacina, que está vindo a conta-gotas. Então, o isolamento é o que temos que fazer”, afirmou Antônio, que prometeu endurecer a fiscalização. 

“Está proibido qualquer tipo de festa e aglomeração. Estamos aumentando a fiscalização. Vamos colocar de cinco a seis carros na cidade. A fiscalização será muito severa para que não aconteça nenhum tipo de festa em Itaúba pelos próximos 15 dias”. 

Conforme Só Notícias já informou, o gestor também proibiu a venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais, tais como mercados, dentre outros. A realização de missas e cultos está proibida durante o período. Vendedores ambulantes também não podem atuar pelos próximos 15 dias.

Itaúba registrou, desde o início da pandemia, 631 casos confirmados da doença. Destes, 39 estão ativos, nove hospitalizados e 574 recuperados. Outros nove pacientes não resistiram às complicações e morreram. No sábado, foi enterrado em Itaúba o ex-prefeito Raimundo Zanon, 64 anos, que estava hospitalizado em Sinop lutando contra a Covid.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE