Após 32 dias de internação, a equipe médica retirou a sedação e a intubação do deputado estadual Valdir Barranco (PT). A assessoria informou que o parlamentar acordou bem, já conversa com a equipe e não precisou passar por uma traqueostomia, procedimento padrão para pacientes internados por longos períodos.
“São 32 dias de tratamento e muita luta apoiada na sua determinação, na diligente atenção das equipes profissionais de saúde, no afeto manifesto de parentes, amigos e eleitores. Como valente guerreiro – sempre pronto para a batalha – Barranco está vencendo mais este enorme desafio”, afirmou a assessoria.
Diagnosticado com a covid-19, o petista está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em São Paulo (SP). Apenas na UTI, Barranco já está internado há 25 dias. Ainda não há previsão de alta médica.
Na última segunda-feira, o irmão de Barranco, o médico Claudemir Barranco, também confirmou a melhora no quadro do parlamentar. “Ele está melhorando. Minha cunhada, a Roseli Barranco, esteve com ele, hoje, visitando. Estão tirando a sedação. Ele está tendo bons reflexos, está de olhos abertos, apertando a mão dela. São movimentos e melhoras importantes nessa evolução. Logo, logo, ele estará conosco”, afirmou Claudemir, na ocasião.
Conforme Só Notícias já informou, durante o final de semana, a política mato-grossense perdeu dois nomes. Raimundo Zanon, ex-prefeito de Itaúba, e o deputado estadual Sílvio Fávero não resistiram às complicações da covid-19 e faleceram, no último sábado (13). Silvio foi sepultado em Lucas, e Zanon, em Itaúba.