Em 48 horas das ações da Operação Dispersão IV, que fiscaliza o cumprimento de medidas de restrição e prevenção a Covid, a Polícia Militar capturou sete foragidos da justiça em Sinop, Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Sinop e Barra do Garças. Eles são suspeitos com sentenças condenatórias ou mandados de prisão preventiva por diversos crimes, entre os quais roubo, furto e tráfico que se encontravam em bares, ruas e outros ambientes.
Em Sinop, a prisão foi de um prendeu, de 34 anos, que estava com dois mandados em aberto. Os policiais não conseguiram identificar as tipificações criminais e encaminharam o preso para a delegacia de Sinop para demais medidas legais.
Em Cuiabá, os policiais prenderam na madrugada um homem de 33 anos. Abordado para averiguação por estar circulando na rua em situação suspeita de porte de arma, a checagem do nome dele apontou mandado de prisão por roubo. Ele ainda tentou frustrar a ação dos policiais informando o nome errado, porém sua verdadeira identidade acabou sendo descoberta.
Já no bairro José Pinto, na Rua Paranaíta, também em Cuiabá, outra equipe da Rotam prendeu na mesma madrugada um homem de 30 anos que estava com prisão em aberto pelo mesmo crime do preso anterior, roubo.
Ele tem diversas passagens criminais por tráfico, furto, receptação, entre outros. Esse suspeito estava aglomerado na porta de casa com mais umas 10 pessoas. Todas foram abordadas, mas somente ele preso por ser um procurado da justiça.
Em Várzea Grande, no Jardim Ipanema, no início da noite de ontem (16), uma equipe do Grupo de Apoio (GAp) prendeu um homem, de 33 anos. De acordo com a checagem dos policiais, ele tinha mandado em aberto por processo na vara de família, seria por não pagamento de pensão alimentícia.
A outra prisão de Várzea Grande ocorreu no Jardim Manaíra, de um homem, de 27 anos. Essa foi na noite anterior, dia 15. Policiais também do Grupo de Apoio(Gap), do 4º Batalhão, o prenderam na porta de casa. Ele, que estaria sendo procurado por ter preventiva decretada por roubo, ainda tentou fugir, porém foi alcançado antes que conseguisse entrar na moradia.
No bairro Nova Barra Sul, em Barra do Garças, ontem, os policiais os realizavam rondas quando abordaram um homem e descobriram que ele estava com prisão decretada. De acordo com os dados levantados, o mandado dele foi expedido no dia 29 de janeiro deste ano, pela Primeira Vara Criminal de Barra do Garças-MT. Ele responde pelos crimes de violência doméstica, roubo e furto.
Já em Poconé, a PM prendeu no início da noite de ontem, um homem de 37 anos com prisão em aberto. A ação ocorreu no bairro Santa Clara, durante o patrulhamento tático de reforço ao policiamento local. O descartou um produto no solo ao perceber a aproximação da equipe, porém não conseguiu despistar. Abordado, além da descoberta do mandado de prisão também vai responder por tráfico, pois no pacote que ele descartou havia várias porções de pasta base de cocaína.