Os exportadores de Sinop aumentaram as vendas em 10% no primeiro bimestre de 2021 comparado com o mesmo período do ano passado. Dados do Ministério da Indústria, Comercio Exterior e Serviços (MDIC) mostram que as exportações sinopenses somam U$ 58,5 milhões este ano contra U$ 52,3 milhões no período passado. O resultado de 2021 é o segundo melhor dos últimos dez anos, perdendo apenas para 2019, quando o primeiro bimestre registrou vendas de U$ 105 milhões.
Apesar do crescimento das vendas neste ano em relação aos dois primeiros meses de 2020, Sinop caiu no ranking estadual de exportadores. No final do ano passado o município terminou como a 6ª cidade que mais vendeu para o exterior, com 5% das vendas. Agora, o percentual caiu para 2,8% e para a 12ª colocação. A tendência é que as vendas cresçam nos próximos meses, quando a colheita estiver concluída.
A soja foi o produto mais vendido. Em grãos, representa 74% da comercialização. O milho tem 22% da participação e óleos vegetais outros 2,3% das vendas. A madeira e a carne também aparecem na lista, mas com participação inferior a 1%.
A China comprou U$ 7,8 milhões a mais do que o bimestre passado e ficou com 52% do que Sinop exportou. Egito com 9,1%, Turquia com 5,8%, Itália com 5,2% e Coreia do Sul com 5% completam a lista dos maiores parceiros de Sinop.