Militares do Corpo de Bombeiros de Alta Floresta capturaram o animal, ontem, em uma residência na avenida Juscelino Kubitschek, bairro Cidade Bela. A cobra suaçuboia ou cobra-de-veado, estava em uma mangueira no quintal do imóvel, com folhas e galhos secos, a cerca de 3,5 metros de altura.
De acordo com o registro da ocorrência, os militares foram acionados por um morador, que informou que a serpente estava na árvore. A equipe encontrou a cobra malhada, com tonalidade predominante marrom, cabeça com formato triangular, corpo esguio e tamanho aproximado de 1,20 metro.
Em seguida, os bombeiros levaram a cobra até uma reserva florestal, distante da área urbana, onde ela foi solta. Cientificamente, a serpente é catalogada como Corallus Hortulanus. É um animal não peçonhento.
Apesar da suaçuboia ter um corpo menos volumoso que as jiboias e sucuris, pertence a mesma família, a ‘boidae’. Outra característica da serpente é que apresenta uma coloração variada entre os indivíduos, denominado policromatismo, existindo padrões variados em relação às manchas e tonalidades de cinzas, amarelados e avermelhados.