PUBLICIDADE

Polícia Federal e GAECO fazem operação em prefeitura de Mato Grosso para combater desvios de recursos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria - atualizada 09:39h)

A Polícia Federal e o GAECO (Griupo de Apoio de Combate ao Crime Organizado) deflagraram, esta manhã, a operação Esquema Novo, com o objetivo de combater desvios de recursos públicos da prefeitura de Rio Branco (334 quilômetros de Cuiabá). A investigação, feita juntamente com o Ministério Público Estadual, “aponta indícios de autoria e materialidade dos crimes de responsabilidade de um ex-prefeito e um ex-secretário, de corrupção passiva e de corrupção ativa” porque “mais da metade dos valores inicialmente contratados com a prefeitura para execução de obras no município eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais”.

O esquema criminoso contaria ainda com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra. Os mandados são cumpridos na prefeitura e endereços de pessoas físicas e em empresas, além de servidores públicos e particulares e apontam para um suposto esquema de desvio de recursos do município com a utilização de “laranjas”. Houve buscas na casa de ex-prefeito e da esposa do ex-secretário (já falecido), informa a assessoria do Ministério Público.

O inquérito policial apurou que mais da metade dos valores inicialmente contratados com a prefeitura para execução de obras no município era repassada da empresa contratante para contas pessoais de servidores municipais.

Para além da sangria causada aos cofres públicos, o esquema criminoso contava também com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra.

Na ação de hoje, a PF visa angariar provas relacionadas aos crimes cometidos, além de apreender bens e valores obtidos com a prática delitiva objetivando, em especial, o ressarcimento ao erário, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE