Na próxima terça-feira (16), a secretaria municipal de Saúde receberá mais 150 doses da vacina CoronaVac produzida pelo Instituto Butatan. Esse quantitativo será utilizado para primeira e segunda doses para imunização de 75 idosos do público alvo de 80 a 84 anos.
A secretária de Saúde, Sônia Ávila, cita que o município está focado em avançar nas metas vacinais, porém as doses estão chegando em pequena escala. “Vamos continuar priorizando os idosos. Dentro das estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) aparece cerca de 150 idosos registrados, mas de acordo com o cadastro no SUS (Sistema Único de Saúde), hoje, Nova Mutum, conta com mais de 200, sendo assim ainda não cumprimos com o cronograma de vacinação, por esse motivo continuaremos imunizando esse grupo de risco”, explicou.
Até o momento, Mato Grosso já recebeu 278.760 mil doses de imunizantes contra a Covid-19, Nova Mutum já vacinou 832 profissionais da saúde e 162 idosos na primeira etapa. “As doses são fracionadas, por isso ainda não conseguimos vacinar todos dentro do grupo de risco, no caso, profissionais da saúde e idosos. Pedimos a todos os profissionais da saúde, que foram vacinados até o dia 19 de fevereiro, que procurem pela Central de Vacinas, para receber a segunda dose”, disse Sônia.
Conforme Só Notícias já informou, Nova Mutum é uma das três cidades que, nesta quinta-feira, passaram a integrar o grupo dos 16 municípios mato-grossenses com alto risco de contágio da covid-19. Os outros dois novos municípios na lista são Carlinda e Conquista D’Oeste.
Permaneceram com alto risco, desde o início da semana, Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Cáceres, Pontes e Lacerda, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Barra do Garças, Nova Xavantina e Cotriguaçu.