A Polícia Militar informou, esta manhã, que concluiu a primeira semana da Operação Dispersão IV encerrando 1.880 aglomerações, em diversos municípios do Estado, e encaminhou 182 pessoas para as delegacias, por descumprirem o toque de recolher ou estarem aglomeradas. A multa prevista em lei é de R$ 500 no CPF no infrator.
O maior número de detenções, 80, foi por resistir ao cumprimento do horário de restrição de circulação de pessoas nas ruas (toque de recolher é das 21h às 5h) e outros ambientes. Por promover aglomerações foram 60 conduções, 31 por descumprir horário de fechamento do comércio (podem ficar abertos até às 19h) e 11 em abordagens nas barreiras policiais.
Os policiais militares também orientaram 23,5 mil pessoas sobre as restrições de circulação nas ruas. E foram alertadas 9.271 por estarem circulando sem máscara facial, que é obrigatória.
O comandante geral, coronel Jonildo José de Assis, reforça que a prioridade, como vem sendo feito desde março do ano passsado, início das medidas e enfrentamento à pandemia, continua sendo a conscientização da população. As abordagens, por exemplo, alertam sobre a necessidade e importância de adotar e respeitar as regras estabelecidas à prevenção, como restrição no horário para circulação, não aglomerar, uso obrigatório de máscara e isolamento e distanciamento social, entre outras.